PORTUGAL E ALEMANHA ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO PARA PROMOVER EMPREGO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ESTÁGIOS PARA JOVENS

Os governos de Portugal e da Alemanha, representados pelo Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, e pela Ministra do Trabalho alemã, Ursula von der Leyen, assinaram, em Berlim, um acordo de cooperação para aumentar a mobilidade e o intercâmbio de jovens no emprego, estágios e formação profissional.

Assim que o programa estiver em aplicação, será possível a um jovem português fazer a sua formação ou estágio profissional na Alemanha, e um jovem alemão fazer o mesmo em Portugal.

O acordo prevê ainda a troca de informações e experiências entre o Instituto de Emprego e de Formação Profissional e o seu congénere alemão, entidades que começarão a desenvolver projetos comuns.

Outra área abrangida por este protocolo relaciona-se com a internacionalização de empresas, tendo como meta a criação de mecanismos que ajudem empresas portuguesas a instalarem-se na Alemanha e vice-versa.

O acordo entre Portugal e a Alemanha terá a aplicação de três anos e tem como principal objetivo facilitar a mobilidade de cidadãos dos dois países - especialmente de jovens - no emprego, formação profissional e estágios. O mesmo programa já foi acordado entre a Alemanha, e a Espanha e a Itália.

Hoje, em Berlim, decorrerá a conferência de lançamento do programa europeu para o emprego jovem, onde estará presente o Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, bem como o presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

fonte:http://www.portugal.gov.pt/p

publicado por adm às 22:01 | comentar | favorito