Desemprego aumentou em Junho. Há mais 44 mil pessoas inscritas

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Junho era de 689.933, o um aumento de 6,8% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

De acordo com a informação mensal do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o total de desempregados registados no final de Junho aumentou 43.978 em relação ao período homólogo.

Em relação ao mês de Maio, o número de desempregados registados em Junho desceu 1,9%, ou seja, menos 13.272 pessoas inscritas.

A subida do desemprego em termos homólogos foi generalizada a todas as regiões, com destaque para os Açores, com mais 23,3% de desempregados. 
  
Comparando com o mês de Maio, o desemprego regional acompanhou a tendência nacional, destacando-se o Algarve com menos 7,6% de desempregados.   
  
O "fim de trabalho não permanente" foi o principal motivo para a inscrição nos centros de emprego, representando cerca de 39,5% do total de desemprego em Junho.   
  
O motivo "despedido" foi a segunda causa, representando 14,3% do total de desempregados.  
  
Em Junho, os desempregados de longa duração (inscritos há mais de um ano) aumentaram 29,6% em relação ao mesmo mês de 2012, enquanto os desempregados inscritos há menos de um ano decresceram 6,9%.

fonte:http://rr.sapo.pt/i

publicado por adm às 22:27 | comentar | favorito