Como fazer os trabalhadores felizes em 10 simples passos

Colaboradores felizes sentem-se motivados a ir mais longe e por isso são mais produtivos, contribuindo para uma maior performance da organização. Assim sendo, aqui ficam 10 dicas que os líderes podem adotar nas suas empresas, de acordo com experiência de Sara do Ó, CEO e Partner do Grupo Your, recentemente eleita uma das 10 empresas mais felizes para trabalhar em Portugal.

1. Garantir um local de trabalho confortável, bem decorado e atrativo. Um ambiente bem iluminado, com cores e mobílias convidativas e com um espaço pessoal para cada um pode ter grandes efeitos nas relações entre colaboradores e líderes. O branco e o cor-de-rosa escuro, por exemplo, podem fazem parte da atmosfera descontraída dos nossos escritórios.

2. Ser flexível com os horários de trabalho. É importante haver um balanço entre a vida pessoal e o trabalho, para que os trabalhadores não se sintam sobrecarregados. No grupo Your, os colaboradores podem trabalhar a partir de casa dois dias por mês e estão dispensados no dia do seu aniversário. Há ainda um programa que permite a todas as mães sair mais cedo um dia por semana, para que consigam chegar a tempo de ir buscar os filhos à escola.

3. Comunicar eficazmente com a equipa e ser transparente. O líder deve passar a mensagem de forma clara sobre o objetivo a atingir e manter todos os colaboradores informados para evitar rumores e mal-entendidos. Aconselha-se reuniões de reporting regulares, para que todos saibam qual o ponto de situação e quanto falta para chegarmos à nossa meta. Simultaneamente todos devem ter acesso aos resultados da empresa a qualquer altura.

4. Dar feedback personalizado a cada colaborador e também receber o seu feedback. Mostrar como o desempenho de cada um está a contribuir para o sucesso da sua empresa é uma motivação extra para os colaboradores. Mais importante ainda, é envolvê-los nos processos de decisão, valorizando as suas ideias e opiniões. Ir além do "bom trabalho!" e ouvir o que cada colaborador tem para dizer deve ser um preocupação constante.

5. Construir uma relação de confiança forte e distribuir tarefas. O líder deve dar autonomia aos seus colaboradores para tomar decisões, confiando no seu trabalho sem interferir nele.Aconselha-se sempre dar a liberdade para que cada um seja independente e mostre as suas competências no desempenho das suas funções.

6. Celebrar os grandes e pequenos marcos e reconhecer o sucesso dos seus colaboradores. Para aumentar o entusiasmo dos colaboradores, é importante recompensa-los pelas suas conquistas e pelo seu desempenho. Além de um sino para festejar novos contratos, pode optar-se por um contador de vendas, sendo que quando os objetivos da empresa são cumpridos, a administração oferece uma viagem a todos os colaboradores.

7. Apostar na formação contínua. Os colaboradores querem fazer um bom trabalho, por isso apostar em formações e em atividades de team building é uma boa forma de melhorar as suas competências profissionais e pessoais.

8. Ser um líder acessível com a porta sempre aberta. O líder deve inspirar os seus colaboradores, estando próximo deles sem criar barreiras e tentando sempre encorajar um pensamento positivo.

9. Criar momentos de descontração e espaços de convívio.Complementar o horário de trabalho com atividades de lazer e eventos de celebração especiais, faz com que as pessoas se divirtam em conjunto e criem laços entre si. Por exemplo, uma vez por semana há manicura no escritório e todos os meses temos o Dia da Goma, onde há taças de gomas para todos. O nosso lema é "Trabalha no duro mas diverte-te à séria"

10. Incluir os colaboradores na missão. Ao distribuir tarefas pela equipa, substituir o "tu deves" pelo "vamos" é uma forma de simples de criar uma sensação de missão partilhada Consegue-se um maior envolvimento e compromisso dos colaboradores porque todos os dias mostramos que eles importam e fazemos com que se sintam bem por vestir a camisola da empresa.

fonte:http://www.dinheirovivo.pt/em

publicado por adm às 21:00 | comentar | favorito
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