Garantia Jovem pôs mais de 5 mil jovens a trabalhar até final de fevereiro

Setenta e seis mil jovens já foram abrangidos pelo programa de apoio ao emprego Garantia Jovem até ao final de fevereiro. Os números foram avançados ao Dinheiro Vivo pelo Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, que dá conta que, do total dos abrangidos, a maioria (53 mil) tem menos de 25 anos, enquanto 23 mil têm idades compreendidas entre os 25 e os 29 anos.

No seu relatório Society at a Glance 2014, publicado no mês passado, a OCDE revelava que um em cada seis jovens portugueses - o equivalente a 15,3% - não tinha qualquer tipo de ocupação. O Eurostat, por seu lado, divulgou em fevereiro que eram 812 mil os jovens portugueses desempregados. 

O programa, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu e pela Iniciativa Impulso para a Juventude e em execução desde janeiro, surgiu como a resposta do Governo a este problema, destinando-se a todos os menores de 30 anos que não estejam a trabalhar ou a estudar.

Do total de abrangidos pelo programa, que oferece aos jovens a oportunidade de estudar, participar num estágio ou ter um emprego, cerca de 5300 incluem-se neste último grupo, tendo sido colocados no mercado de trabalho. Além disso, 29 mil estão a participar em estágios profissionais. Às entidades empregadoras já foram concedidos apoios correspondentes à criação de 1300 postos de trabalho, que serão traduzidos em colocação de jovens.

No campo do ensino, aproximadamente 24.300 jovens estão a receber formação profissional, 8000 recebem formação profissional de dupla certificação e 700 recebem formação profissional em cursos de especialização tecnológica.

Entre este ano e o próximo, o Governo espera que o Garantia Jovem chegue a 378 mil jovens.

 

fonte:http://www.dinheirovivo.pt/

publicado por adm às 21:08 | comentar | favorito
tags: