Salário médio dos portugueses subiu 314 euros em 10 anos

Salário médio dos portugueses é 926 euros, pouco mais de 300 euros do que há dez anos

 

Recuemos ao ano 2000, quando o país tinha já o pé no euro e se preparava para acelerar na onda do crédito. Nessa altura, o salário médio dos portugueses rondava os 612 euros. Dez anos depois, os trabalhadores por conta de outrém ganhavam cerca de 926 euros.

 

A subida pode parecer relevante, mas os portugueses acabaram a década com um poder de compra ligeiramente inferior. Porque, ao longo desse período, a inflação aumentou 24,7% e os salários subiram cerca de 22%. Contas feitas, apesar de os cerca de 30 euros de acréscimo anual, conseguiam comprar menos coisas do que antes.

A radiografia desta última década mostra que a evolução foi diferente: nos primeiros anos, a subida dos salários suplantou a dos preços; na segunda metade observou-se o contrário. E daqui para a frente? Perante a actual crise e o pacote de austeridade adicional que Portugal terá de concretizar como contrapartida da assistência financeira que pediu, a perda do poder de compra de quem mantiver o posto de trabalho vai acentuar-se, sendo de prever uma subida do desemprego.

fonte:http://www.jn.pt/

 

publicado por adm às 22:50 | comentar | favorito